sexta-feira, 27 de abril de 2012

Apoio Secretaria de Educação

Suzana dos Santos Alves da Silva Secretária: Suzana dos Santos Alves da Silva

Rua Governador Paulo Pimentel, 504

Fones: (43) 3623-1144 - (43) 3623-1115

educaporecatu@hotmail.com
Divisão de Educação

Coordenadora Pedagógica: Carla Bernardo Tavian

Coordenadora Pedagógica: Ronise Mara Sanna Pícolo

Coordenadora do Transporte Escolar: Eliane Regina Brassal Mizuno

Coordenadora de Projetos do Governo: Rosane Aparecida da Silva

Secretária: Aldinei de Fátima Picolo


EU, GUSTAVO DONATO,CRIADOR DESSE BLOG,AGRADECE O APOIO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO.






 Matéria de Gustavo Donato e texto de Nicy Santos 

Campeões da pesquisa !

Campeões da pesquisa !
Pesquisa sobre nossa cidade 
Quem criou  Porecatu ?
Em que dia Porecatu fui descoberto?


                                             5ºANO 
Gustavo Donato Costa Alves 
Joicê Fernanda Siqueira
 Maria Eduarda Correia
  Adrian Henrrique Santos de Aquino
Giovanna Oliveira Silva 
Edjane Amaro da Silva 
Milene dos Santos Machado
Maria Eduarda Pereira 

                       4ºANO B
Ana Maria Iziliani da Silva
 Rian Garcia Ribeiro 
 Eduardo Marconato
 Jeniffer Fernanda Amaro
:Maria Fernanda Pires 
                         4ºANO A
 Maria Eduarda Martom da Silva
 Ana Beatriz Casado 

               ''Parabéns Alunos'' 

Matéria do aluno Gustavo Donato

terça-feira, 24 de abril de 2012

E.M.MAESTRO HONÓRIO MAESTRELLI

Escola e Familia unidos num gesto de Amor 

Amigos pais
Dando início ao ''Projeto de Frutas na Escola'' (ATIVIDADES EXTRACLASSE),estamos lembrando aos pais para contribuirem com frutas toda terça-feira ou na quarta-feira no periodo da manhã 
OBS:Pode mandar pelo seu filho.

                        Direção do blog





   

segunda-feira, 23 de abril de 2012

19 de Abril -Dia do Indio

19 de Abril - Dia do Índio



19 de Abril
Dia do Índio
O Dia do Índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943.

A dificuldade em classificar os povos indígenas do Brasil vem do fato de que a violência, durante cinco séculos de colonização em que tiveram tomadas suas terras, destruídos muitos de seus meios de sobrevivência, proibidas suas crenças religiosas, sendo explícita ou disfarçadamente escravizados, provocou enorme mistura de povos e transferência de áreas.
Há grande diversidade cultural entre os povos indígenas no Brasil, mas há também características comuns:
A habitação coletiva, com as casas dispostas em relação a um espaço cerimonial que pode ser no centro ou não.
A vida cerimonial é a base da cultura de cada grupo, com as festas que reúnem pessoas de outras aldeias, os ritos de passagem dos adolescentes de ambos os sexos, os rituais de cura e outros.
A arte faz parte da vida diária, e é encontrada nos potes, nas redes e esteiras, nos bancos para homens e mulheres, e na pintura corporal, sempre presente nos homens.


A educação das crianças se faz por todos os habitantes da aldeia, desde cedo aprendem a realizar as tarefas necessárias à sobrevivência, tornando-se independentes.
A família podia ser monogâmica ou poligâmica. Deixaram forte herança cultural nos alimentos, tendo ensinado o europeu a comer mandioca, milho, guaraná, palmito, pamonha, canjica; nos objetos, suas redes e jangadas, canoa, armadilhas de caça e pesca; no vocabulário: em topônimos como Curitiba, Piauí, etc; em nomes de frutas nativas ou de animais: caju, jacaré, abacaxi, tatu. Ensinaram algumas técnicas como o trabalho em cerâmica e o preparo da farinha. E deixaram no brasileiro hábitos como o uso do tabaco, mas sobretudo o excelente costume do banho diário.
No Brasil colonial os portugueses tiveram como aliados os índios aldeados, os quais se tornaram súditos da Coroa.

Extermínio

Estimativas da população indígena na época do descobrimento apontam que existiam no território Brasileiro, mais de 1 000 povos, sendo dois a seis milhões de indígenas. Hoje em dia, são 227 povos, e sua população está em torno de 300 mil. As razões para isso são muitas, desde agressão direta de colonizadores a epidemias de doenças para as quais os índios não tinham imunidade ou cura conhecidas

 




Materia de Gustavo Donato Costa Alves 
criador desse blog 

No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier,

'''Tiradentes '''


No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
 
 
Matéria de Gustavo Donato Costa Alves- criador desse blog


segunda-feira, 2 de abril de 2012

PROJETOS DO PERÍODO DA TARDE - 2012












Nós somos uma familia unida - Familia Honório Maestrelli

Campanha do 5ºano EU QUERO IR + TERRA PARQ NO FINAL DO ANO COM O 5ºANO

No final do ano haverá a formatura do 5º ano e a despedida  será no Terra Parq Localizado em Presidente Prudente -SP        Ficou combinado assim com os pais:   
cada aluno  terá que pagar uma mensalidade de  10 reais,  até o mês de  dezembro '''Se tiver condições ''.A mensalidade  será recebida na secretaria de nossa escola ! 


       ''''SEM MAIS PARA O MOMENTO AGRADECEMOS A TODAS  AS MÃES E OS PAIS - INFORMOU A DIREÇÃO DO BLOG ''''''

                        

 

Motivo de Destaque !

EU, GUSTAVO DONATO AGRADEÇO AS VISITAS AO BLOG 


"ESCOLA MUNICIPAL MAESTRO HONÓRIO MAESTRELLI'''